domingo, 7 de agosto de 2016

Dia de São Caetano

O dia de nosso padroeiro e fundador, foi celebrado juntamente com a comunidade São Caetano da Paróquia São Geraldo, como fazemos a vários anos, dando um bonito testemunho de amor e fidelidade a São Caetano. A comunidade preparou uma bonita celebração precedida de procissão, esse ano a reforma do presbitério marcou os 15 anos da Capela que foi construída para marcar a celebração dos 50 anos dos Teatinos no Brasil. Nesta comunidade servem os seminaristas Christian e Maycon Costa.



sexta-feira, 5 de agosto de 2016

SOMOS A JUVENTUDE DO PAPA - Ir. Blener, CR

Viver esta Jornada Mundial da Juventude na Cracóvia, me proporcionou uma experiência de vida única em todos os sentidos, e com certeza levarei para toda vida.
Primeiramente por estar com pessoas de diferentes culturas, idiomas, movimentos cristãos, que embora fossem tão diferentes, estavam unidos por uma só linguagem a do amor de Jesus. Pude conviver esses dias com pessoas que me ensinaram muito, com seu modo de viver, de expressarem sua fé. Era contagiante a alegria por todos os lugares que passávamos, desde o alojamento, nos metros, pelas ruas, pelas longas filas, lá pude sentir a verdadeira unidade e amor entre os irmãos.
A cada ato desta jornada éramos surpreendidos pelo nosso querido Papa Francisco, que  fez questão de estar no meio do povo, e demonstrar seu amor, seu carinho, seu respeito por todos que ali estavam. Pude perceber um Papa amigo, que embora estamos distantes geograficamente falando, estamos pertos, podemos contar com ele, não existem distâncias para Jesus, Ele nos une por seu amor, e lá era claro esta unidade da Igreja. Tivemos a graça de conviver com as famílias polonesas que nos hospedaram, abrindo suas casas para acolher nosso coração desejo de celebrar a fé em Jesus e isso nos proporcionou um intercâmbio cultural único, tivemos a oportunidade de nos confraternizar e conhecer um pouco da cultura de cada lugar que ali estava, mostrando suas danças e costumes peculiares.
Havia peregrinos de todos os lugares, mas o mais impressionante era descobrir ali entre tantos leigos, padres, freiras, bispos, caminhando ao nosso lado, como peregrinos, vivendo toda experiência das longas filas, das catequeses, dos atos centrais, e isso me deixava emocionado por perceber que a Igreja é una, todos somos iguais, buscando a mesma Santidade.
Nas catequeses e meditações que tivemos ao longo dos dias, muito se falou da misericórdia de Cristo, em descobrir esse fonte de misericórdia, e de levar essa verdade a todos, que todos podemos ser Santos, que Jesus precisa de Santos como nós, basta nos disponibilizarmos nos abrirmos a Ele, depende do tamanho do passo que cada um está disposto a dar. A igreja não está morta, porque somos a igreja, e devemos ter a coragem de levar Cristo em todos os lugares e a todas as pessoas, disse Dom Justino, em uma de suas catequeses.
E o Papa nos confirmava isso, é preciso estar de coração aberto para acolher a palavra de Deus, para que possa dar frutos, ele nos disse que Jesus continua contando com nós jovens, para que sejamos missionários de Cristo, que é preciso partilharmos essa alegria e essa experiência de fé que vivemos lá, a todos os lugares que formos, a nossas comunidades, nossas famílias, nossos amigos, aqueles a quem mais precisam.
O Papa nos diz e é assim que resumo esta jornada que vivi “Ide, sem medo, para servir.” E de todo meu coração eu respondo, “aqui estou Senhor, envia-me!”. Agradeço a Deus e a minha paróquia de origem por ter me dado essa oportunidade única de vivenciar tudo isso, e mais ainda de acender a chama que estava se fraquinha em meu coração, pois é a Jesus que sirvo, é por Ele, para Ele e com Ele, que vou caminhar, não posso desanimar, embora não seja fácil seguir seus passos, mas Ele estará comigo e vivendo um dia após o outro irei vencer.
Paz de Jesus e amor de Maria esteja com todos nós!



Ir. Blener Domingues, CR


Brasil em terceiro lugar                                                       
O Brasil foi o terceiro país a mais levar de peregrinos na Polônia. Em primeiro lugar ficou a própria Polônia – com 25,5% dos jovens inscritos e em segundo a Itália, com 13,6%. O Brasil superou países europeus muito mais próximos de Cracóvia, como a Alemanha, a França, a Espanha e Portugal, e países das Américas como os Estados Unidos, o México, a Argentina e o Chile.

segunda-feira, 1 de agosto de 2016

Abertura do Ano Jubilar

No dia 01 de Agosto, nosso seminário convidou os amigos e paroquianos da Paróquia São Geraldo para a solene celebração da Abertura do Ano Jubilar dos 25 anos do Seminário São Caetano. No próximo ano queremos celebrar com carinho e gratidão a Deus por tantas graças concedidas durante esses anos todos. Celebraremos os 25 anos na dedicação e inauguração do novo prédio do Seminário, pois a presença do seminário já existia em outro local, mas diante do crescimento vocacional no ano de 1992 com a ajuda da Cúria Geral e dos padres Teatinos foi construído um novo prédio para melhor acolher e dar melhores condições de formação para os futuros padres teatinos da província Paulo VI do Brasil.




segunda-feira, 11 de julho de 2016

Admissão ao Postulantado

No dia 08 de Julho, durante a oração das Laudes, foram admitidos 8 aspirantes no postulantado, jovens que dão mais um passo no processo formativo de nossa província! De nossa casa foram admitidos os seminaristas Maycon Costa e Christian Macedo. Queremos parabenizar e desejar ainda mais perseverança neste tempo bonito de preparação para a vivência do Ano Canônico do Noviciado!


sábado, 18 de junho de 2016

Entronização do Novo quadro de Nossa Senhora da Pureza e Bênção do novo Crucifixo


No dia 17 de junho, dia da memória litúrgica do Beato Paulo Buralli D´Arezzo, cardeal Teatino, a comunidade do Seminário São Caetano convidou a família secular Teatina e paroquianos da Paróquia São Geraldo para a missa de ação de graças pelo semestre letivo dos seminaristas e irmãos estudantes além de abençoar o novo crucifixo e o novo quadro de Nossa Senhora da Pureza. Foi uma alegria imensa e um marco para a história do nosso Seminário que no próximo ano completará 25 anos de fundação. O tela foi encomendada pelo reitor Padre José Sérgio, CR a um pintor da cidade mineira de Mococa, todos ficaram maravilhados pela perfeição e leveza dos traços desta grande obra inspirada na original pintada pelo artista Luís Morales, dito o divino, com simplicidade de traços e de profundo gosto de artista, era venerado na capela particular da nobre família Bernardo-Mendonza de Nápoles. O teatino Pe. Giuseppe Caracciolo, confessor dessa família, freqüenteme
nte orava diante dessa imagem atraído pelo esplendor virginal que irradiava sobre a face de Nossa Senhora. Quando morreu o último herdeiro, a imagem foi entregue em sinal de reconhecimento, aos padres teatinos, e, em 7 de setembro de 1641, foi transferida solenemente à Igreja de São Paulo Maior.
                   Os fiéis foram prontamente arrebatados, e por sua graciosidade e modéstia de traços a invocaram com o título de Madonna della Puritá, ou seja, Nossa Senhora da Pureza. Em 1647, os padres teatinos a elegeram Patrona de sua Ordem.  Desde então, o culto à N. Sra. Da Pureza se estendia por toda a parte onde os teatinos fossem abrir uma casa ou reger uma Igreja. Assim é que hoje se pode venerar tal imagem em muitos lugares, sobretudo no sul da Itália.
 Agradecemos também a presença amiga do Padre Marquinhos, CR que como obra da Providência esteve conosco nesta celebração trazendo alegria e matando as saudades dos amigos e confrades. 

quinta-feira, 9 de junho de 2016

Aniversário do Ir. Blener Domingues, CR

No último dia 09 de junho, a comunidade do seminário São Caetano, celebrou o aniversário do Ir. Blener Domingues, CR que neste ano completou 26 anos de vida. Foi um momento de muita alegria, festejando a vida deste nosso irmão. Esteve também presentes os pais do irmão Blener, Dona Célia Regina e Sr. Carlos Aparecido. Nós queremos agradecer a Deus por essa vida partilhada que gera em nossa comunidade muita alegria.

sexta-feira, 3 de junho de 2016

O Coração Misericordioso que se abre para amar


Começamos o mês de junho, mais um mês que se inicia mais uma etapa que se conclui. Neste mês também comemoramos alguns santos juninos como Santo Antônio, São João, São Pedro, mais também comemoramos o mês do Sagrado Coração de Jesus, esse Coração Misericordioso que se abre para amar.
É de conhecimento universal essa devoção fervorosa ao Sagrado Coração de Jesus, esse amor enlouquecedor pelo coração mais amoroso de todos os tempos, que é o de Jesus. Nisto, conseguimos perceber na vida dos santos que viveram a experiência do amor inexplicável a esse coração, podemos citar Santa Margarida Maria, que viveu intensamente envolta a este amor. Diante das suas experiências espirituais ela pôde perceber o quanto o coração de Jesus é muitas vezes flagelado pelos nossos pecados e que ferem esse coração que se chaga constantemente. Por isso Santa Margarida, nos seus exercíciosprocurava consolar o coração de Jesus, amar esse coração muitas vezes ferido, machucado. Oferecia oração, jejuns e adorava intensamente Jesus na Eucaristia em desagravo ao Sagrado Coração de Jesus.
Mesmo assim, ferindo o coração amoroso de Jesus, Ele nos envolve com sua misericórdia. Jesus misericordioso escancara infinitamente o seu coração para nos amar e nos mostrar que precisamos ter um coração que seja mando e humilde como o Dele. Ter um coração mando e humilde é se assemelhar as atitudes de Jesus, amar simplesmente amar. Se pararmos para pensar a missão do zelador do apostolado ficaríamos extasiados. É uma tarefa de quem realmente AMA e o adora com todo respeito e reverência.
Esse coração é uma fornalha ardente, que procura abrigo em nossos corações para nos aquecer e nos revigorar. Santo Padre Pio dizia: “Que o Sagrado Coração de Jesus transforme sempre o teu coração até torna-lo perfeito e digno D’ele. ”
Peçamos ao Sagrado Coração de Jesus que nos console em todas as nossas aflições. Que esse coração Sagrado possa bater também em nós, e nos reformar para amarmos o próximo como a nós mesmo.
Por Fim, que possamos recorrer sempre a fonte gratuita do coração de Jesus para nos embebedarmos desse amor infinito e misericordioso.
Sagrado coração de Jesus, venha a nós o vosso reino!

Sem. Christian Macedo

sábado, 28 de maio de 2016

Aniversariantes do mês de Maio

Neste mês de Maio tivemos dois aniversariantes: no dia 19 de maio foi aniversário natalício do Padre José Sérgio, CR nosso reitor e hoje é aniversário do seminarista Lucas Pena. 

Desejamos aos dois muitas felicidades com paz e saúde! Nossa comunidade se alegra pelo dom da vida de cada um! Parabéns! 


Passeio da Comunidade

Estamos nos aproximando do fim de mais um semestre, por isso antes de começar as provas finais os irmãos e seminaristas foram celebrar no Santuário Nacional de Aparecida e em seguida uma passeio na cidade de Campos do Jordão/SP. Um momento importante para o entrosamento da comunidade, bem como a diversão para recuperar as forças para a última etapa deste primeiro semestre!


quarta-feira, 18 de maio de 2016

NOVOS VENTOS DO ESPÍRITO SANTO

“Quando chegou o dia de Pentecostes, os discípulos estavam todos reunidos no mesmo lugar. De repente, veio do céu um barulho como se fosse uma forte ventania, que encheu a casa onde eles se encontravam. ” (Atos 2,1-2)
Queridos irmãos e irmãs, estamos nos aproximando no tempo do avivamento no Espírito, com Novos Ventos do Espírito Santo.  A festa de pentecostes, consiste na passagem bíblica onde estando os discípulos reunidos, é derramado sobre eles o Espírito Santo, para que, eles pudessem sair e pregar a Boa Nova a todos os povos.
Depois que Jesus volta para o Pai, Ele mesmo promete aos discípulos o Espírito Santo que os conduzirá. “Se me amais, observareis meus mandamentos, e rogarei ao Pai e ele vos dará o Paráclito, para que, convosco permaneça para sempre, o Espírito da Verdade, que o mundo não pode acolher, porque não o vê nem o conhece. ” (João 14,15-17) e também, “Mas o Paráclito, o Espírito Santo que o Pai enviará em meu nome, vos ensinará tudo e vos recordará tudo o que vos disse. ” (João 14, 26).
Pentecostes é festa, Deus mais uma vez que se manifesta dentro da realidade, da existência humana. Por isso, não podemos celebrar essa festa de qualquer jeito, neste tempo pascal, fomos convidados morrer com Jesus, ressuscitar com Ele, caminhar com o ressuscitado e receber o Novo vento do Espírito Santo para anunciar a todos a Boa Nova, sendo assim, caminhamos com Jesus.
No dia de Pentecostes, pela efusão do Espirito Santo, a Igreja é manifestada ao mundo. O dom do Espírito inaugura um novo tempo na vida das pessoas, por isso precisamos ser dóceis a ação desse Espírito em nós, como nos diz Efésios 4,4:“Há um só corpo e um só Espírito, assim como é uma só a esperança da vocação a que fostes chamados. ”, ou seja, somos convidados a estar também em perfeita unidade. Como está na primeira carta de São Paulo aos Coríntios: A cada um é dada a manifestação do Espírito em vista do bem comum. Como o corpo é um, embora tenha muitos membros, e como todos os membros do corpo, embora sejam muitos, formam um só corpo, assim também acontece com Cristo.De fato, todos nós, judeus ou gregos, escravos ou livres, fomos batizados num único Espírito, para formarmos um único corpo, e todos nós bebemos de um único Espírito. ”
Portanto, o nosso coração precisa de fato estar preparado para essa festa, pois, “o nosso corpo é templo do Espírito Santo de Deus” (1Cor, 6,19), somos preenchidos desse Espírito e convidados a transmitir ao mundo, necessitamos deixar que a fecundidade da vida seja também derramada em nós.
Abramo-nos para a ação transformadora do Senhor em nós, ressuscitados e transformados em Cristo pelo seu Espírito santificador que nos traz novos ventos.
Que possamos ouvir e sentir em nossos corações as palavras de Jesus: ” A paz esteja convosco. Como o Pai me enviou, também eu vos envio ” (Jo 20,21), procurando sempre corresponder a esse Espírito Santo que nos santifica e nos torna mais misericordiosos uns com os outros.

Sem. Christian Macedo

terça-feira, 17 de maio de 2016

Visita do Vigário Provincial Padre Misael Germano, CR


Com a visita do Padre Misael, CR se conclui as visitas dos conselheiros neste primeiro semestre. A proposta da visita de cada um dos conselheiros juntamente com o padre provincial foi assumida para uma melhor formação, estabelecendo uma aproximação e possibilitando uma melhor percepção da caminhada de cada formando. Nós do Seminário São Caetano nos alegramos com a visita do Padre Misael, CR que pôde conversar e mais do que isso nos encorajar a continuar no caminho do discernimento visando um crescimento espiritual e humano. Na manhã desta terça feira (17/05) celebrou para a comunidade a Santa Missa. Pedimos a Deus que o abençoe em seu ministério e nesta nova função para qual foi escolhido. O padre segue para o Seminário Santo André Avelino, em Contagem/MG para visitar os Irmãos Teatinos estudantes de Teologia.

Ir. Blener Domingues, CR

quinta-feira, 12 de maio de 2016

Café Teológico com Padre Zezinho,scj

"Que vocês sejam criativos, mas humildes! Que os palcos e as igrejas sejam sempre sinais de serviço para a Igreja e não para si próprio! Na Missa o padre é feito para pregar, os cantores para cantar e os animadores para animar. Cada um na sua função faz toda a diferença!" - Pe. Zezinho

Com essas palavras e outras padre Zezinho na manhã de hoje nos encorajou a sermos testemunhas do Evangelho com a própria vida!

O encontro foi no ITESP (Instituto de Teologia de São Paulo), promovido pela coordenação dos estudantes do instituto com parceria com o CETESP (Comissão dos Estudantes de Teologia do estado de São Paulo) do qual nosso Irmão Carlos Garcia, CR é presidente.

Foi um momento maravilhoso vivido pelos alunos das Faculdades de Teologia, professores e leigos que vieram acompanhar essa oportunidade rara. Estiveram representando nossa Ordem Teatina os Irmãos Blener, Lucas e Carlos, CC.RR.



quinta-feira, 5 de maio de 2016

Missa em ação de graças pela vida do Seminarista Teatino Rodrigo na UNIFAI

Hoje pela manhã na faculdade de Filosofia UNIFAI, foi celebrada a Santa Missa em sufrágio da alma do nosso seminarista teatino Rodrigo Vieira. Presidiu a santa missa Pe. Rafael Tadeu, C.R e Pe. João Marcos, C.R, Padres Teatinos, tivemos a presença de muitos seminaristas, professores e alguns funcionários da instituição. Rodrigo estudou na UNIFAI no período de três anos, na etapa formativa da filosofia.
 Padre João Marcos, em sua homilia falava muito dos sinais de ressurreição que o Rodrigo nos deixou dentro do seminário teatino na cidade de Fartura-SP, por mais que fora pouco tempo de convivência conosco o laço afetivo que ele nos deixou ultrapassa a cronologia da vida e nos torna mais irmãos. Nisto também nos disse, que nós já aqui na terra precisamos ser sinais de ressurreição na vida dos outros ou pelo menos deixarmos rastros do ressuscitado por onde nós passarmos.
Desde já agradecemos a todos pela participação nesta eucaristia e também a toda a reitoria e administração da UNIFAI que nos autorizou essa celebração, celebrando a passagem para uma vida nova do nosso irmão teatino Rodrigo que com Deus está.
Que ele possa interceder por todos nós que aqui ficamos e também por todos os seminaristas que procuram responder ao chamado de Deus, sendo sacerdotes como Deus quer. Amém.

Deus abençoe!
Sem. Christian Macedo

quarta-feira, 4 de maio de 2016

Padres Conselheiros concluem sua visita ao Seminário São Caetano

Juntamente com o padre João Marcos, CR esteve também visitando o Seminário Maior São Caetano o conselheiro provincial Padre Rafael Tadeu, CR que é vigário paroquial da Paróquia São Francisco de Assis, em Ribeirão das Neves/MG, que veio na proposta de melhor conhecer cada formando. Passou duas tardes conversando com cada um, ouvindo a realidade de cada seminarista e dando-lhes toda atenção e apoio na caminhada. Padre Rafael encerrou sua visita presidindo para a comunidade a celebração das Laudes desta quarta-feira, e antes de seguir viagem presidirá a missa na Faculdade onde estudou o seminarista teatino Rodrigo. Nós queremos agradecer pela presença fraterna dos padres conselheiros que certamente nos anima a continuar, sabendo que temos esperança para que o Novo de Deus pode ainda mais crescer e gerar bons frutos. Deus abençoe o ministério de cada um com muitas realizações e conquistas.

terça-feira, 3 de maio de 2016

Visita do Padre João Marcos, CR conselheiro provincial

A missa da manhã desta terça feira dia 03 de Maio, foi presidida pelo conselheiro e secretário provincial padre João Marcos Boranelli, CR pároco da Paróquia Santo Antonio, Itaí/SP. A visita além de ser fraterna também foi na intenção de acompanhar os formandos, por isso durante toda a tarde de ontem o padre teve a oportunidade de conversar com cada seminarista e irmão, gesto importante e marcante deste novo governo provincial. Ficamos bem felizes com essa proximidade do conselho provincial junto as casas de formação pois demonstra atenção com o futuro da província bem como de toda a Ordem dos Clérigos Regulares Teatinos.