Caetano era aquele sacerdote que não julgava sem conhecimento, e o seu julgamento não era pautado em um moralismo infundado, mas sim pautado numa Palavra que foi cristalizada pela sua vivencia e ação. Seu sacerdócio foi essencialmente evangélico e evangelizador. Evangélico pois era dele que Caetano auria forças para seu trabalho reformador, e também era dele que Caetano pegava como parâmetro a ação. Evangelizador pois suas mãos buscavam concretizar e tornar real a fé em Cristo, evangelizando muito mais por caridade do que por intelectualização em escritos de tratados ou regras, sendo a maior destas a própria Boa-Nova.
Devemos ver em Caetano de Thiene uma pessoa que desejou proporcionar a si mesmo e ao outros, uma maior vivencia dos ensinamentos do Amor, servindo-se da Palavra e em serviço dela. É por esta razão que sua obra perdura até agora, pois soube perceber que a ação de Deus encontra-se na lógica de escutar Deus em sua Palavra, e atuar por ela a quem necessita.
Peçamos a sua intercessão para que possamos nos alimentar da Palavra, semelhante a ele, e agir pela Palavra, tão bem quanto ele.
Franklin Cordeiro, seminarista teatino
Nenhum comentário:
Postar um comentário