Posso afirmar uma grande
compenetração de espírito e de ideais entre a espiritualidade de Avelino com a
da Ordem Teatina. Tanto se parecem que pode-se considera-lo como discípulo e o
mais ilustre maestro da espiritualidade que promoveu São Caetano. Aconselhava
sempre aos seus formando a imitarem ao Fundador e aos primeiros teatinos,
desejando assim manter vivo a genuidade do espírito da Ordem, inspirando-se
diretamente nos exemplos concretos daqueles primeiros homens. Sempre buscou
nutrir em sua própria alma os sólidos princípios de vida espiritual que
encontrava no seio da Ordem. Por exemplo, somente sua própria direção
espiritual àqueles que um dia ele mesmo havia guiado pelos caminhos do
Espírito.Em sua ascese é evidente não apenas a fisionomia teatina do
combate espiritual, como também uma espécie de elo de paz interior e de uma
imperturbável tranquilidade de espírito, que forma a característica do otimismo
espiritual. Esta paz e tranquilidade, este entusiasmo otimismo sobrenatural se
fundamenta sobre uma confiança filial na Providencia Divina, a qual, vivida em
espírito de abandono, eleva a vida espiritual um alto grau de íntima união com
Deus. Santo André Avelino seguiu os passos de São Caetano de Thiene e assumiu
como própria esta espiritualidade providencial.
Segundo pensava Avelino, a espiritualidade teatina é
prevalentemente apostólica. Uma vez formado e estabelecido solidamente na vida
interior, deve estar disposto a abraçar a qualquer forma de apostolado que lhe
indique a obediência ou a caridade. Sempre insistia, entre os religiosos, no
amor e afeto pela família religiosa evitando qualquer sentimento de soberbia,
também na necessidade de passar pela porta estreita que conduz à salvação (Lc
13,24/ Mt 7,13/ Filp 3,12/1Tim 6,12)
Avelino contribui de modo decisivo a reforçar a direção
primitiva do espírito da família religiosa, que se move principalmente em um
estilo quase metódico e uniformemente ascético e ativo, e que ainda sem deixar
os princípios unificadores da vida espiritual, insiste mais bem no esforço por
combater os defeitos e a conseguir as virtudes. Este aspecto, devido a sua
rigorosidade, não impede a possibilidade para a contemplação muito menos para a
via mística, ao contrario, tende a preparar e a predispor a alma para os graus
mais altos da vida interior. Nas figuras de André Avelino e de Caetano de
Thiene me vejo unido e harmonizado os aspectos ascético-místico e apostólico da
vida espiritual.
O principal aspecto da
espiritualidade de André Avelino está no seu ardente amor a Cristo. Seu grande
ideal é imitar a Jesus o mais perfeitamente possível, seguir-lhe pelos mesmos
caminhos e renunciar a tudo para poder unir se melhor a Ele.
Buscar a Cristo e seguir-lhe. Este era o programa de vida e
que sempre propôs ao seus filhos espirituais.
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