O bondoso Deus, Pai providente suscitou em tua Igreja pessoas com o espírito restaurador, e é justamente neste ponto, a restauração é que vai unir estes dois santos. Sim, o mesmo espírito restaurador que move São Caetano também séculos depois envolveu São Pio X.São Caetano foi, em seu tempo, o grande incentivador da comunhão frequente para os fiéis leigos, e, sobretudo, para si próprio, pois não deixava de celebrar em seu quarto um dia se quer o Santo Sacrifício, e hoje os teatinos herda essa característica onde busca se enamorar pela Santa Eucaristia. Fazendo um paralelo com São Pio X, percebemos que foi ele quem permitiu que a sagrada comunhão fosse dada às crianças, também ele depois de 400 anos depois de São Caetano foi grande incentivador da eucaristia, tanto que na história, ele pode ser considerado de o Papa da Eucaristia.
Ao chegar à tão sonhada e almejada Roma, São Caetano se depara com uma real necessidade de se haver uma restauração do clero de Cristo, onde expressa, “A Igreja é Santa, mas prostituída por seus ministros”. E 400 anos depois, vemos a pessoa de São Pio X, ele que de uma maneira como ninguém outro, buscou durante todo o seu pontificado restaurar a vida cristã, um Papa que viu a necessidade da reforma em tua Igreja, e então buscou restaurar todas as coisas em Cristo, tanto que na história é reconhecido como o papa da restauração. Sendo ele, quem restaurou a Ordem dos Clérigos Regulares Teatinos, ordem fundada movida pelo espírito restaurador.
Ainda é necessário unir estes dois santos no memento de suas respectivas mortes, onde São Caetano ao estar enfermo e Nápoles e no momento de sua morte a oferece em favor da paz de Nápoles, pela pacificação da cidade conturbada por uma luta fratricida. E 400 anos depois, vem São Pio X, que ao se despedir deste mundo oferece sua vida pelo cessamento da 1ª Guerra Mundial, e assim foi feito.
Ambos foram, portanto, aspirantes de grandes reformas da Igreja. São Caetano e São Pio X, santos de épocas diferentes, mas que uniram em um mesmo espíritoreformador.
Postulante Carlos Eduardo Garcia Pedroso
Nenhum comentário:
Postar um comentário