Nossa História


SEMINÁRIO SÃO CAETANO

No Ano Santo de 1967 devido a necessidade de se encontrar um lugar aonde pudesse ser edificado uma casa especifica para os juniores filósofos Teatinos, foi escolhida a cidade de Guarulhos devido a proximidade da cidade de São Paulo onde existem faculdades que contam com os cursos de Filosofia e Teologia
A nova casa estava dentro do território da paróquia São Geraldo que desde 1958 está sob a responsabilidade dos Padres Teatinos. Sendo um seminário, se fazia necessário um formador. Para tal cargo foi escolhido o Pe. Gabriel Dárida, CR que esteve a frente da formação por dois anos.
Os primeiros estudantes Teatinos a residirem na casa de Guarulhos, que depois no ano de 1974 foram ordenados presbíteros, são eles: Pe. Amador Ferreira Martins, CR e Pe. Gorgonio Alves da Encarnação Neto, CR (atual bispo da Diocese de Itapetininga-SP).
Com o passar dos anos, com a ajuda da Providencia e o aumento das vocações ligadas ao carisma Teatino, fez-se necessário uma casa maior para atender aos jovens estudantes de Filosofia e Teologia. Por este motivo foram adquiridas duas outras casas próximas a primeira nas quais estava residindo por algum critério da época os juniores. 
A historia do Seminário confunde-se em seus anais com a da Paróquia São Geraldo, sendo que, até o ano de 1989 o pároco da Paróquia São Geraldo, assumia a formação do Seminário. No ano de 1968 assume como pároco da Paróquia São Geraldo e formador do Seminário Pe. João Gianquinto, CR o qual foi precedido pelo Pe. Giovanni Mattoni, CR em 1969 e que no mesmo ano foi substituído pelo Pe. Caetano Chibbaro, CR. Em 1972 assume como pároco e formador o Pe. Grazianno Capanolo, CR que em 1975 foi substituído pelo Pe. Amador Ferreira Martins, CR que permanece a frente da Paróquia e do Seminário até 1979, quando assume então como pároco e formador Pe. Luigi de Micco, CR, o qual esteve nesses cargos por um período de dez anos.
Em 1989 assume como formador do seminário, o neo-sacerdote Pe. José Francisco Antunes, CR. No inicio de seu trabalho como formador Pe. Jose Francisco, CR inicia a inserção dos juniores nos trabalhos pastorais da Paróquia são Geraldo e a união da Família Secular Teatina com os mesmos.
Dois anos antes, em 1987, na sua primeira visita ao Brasil, o Pe. Eugênio Júlio Gomes, CR que se deparando com a necessidade de apenas uma casa na qual habitariam os juniores, lança em 1991, no Capítulo Geral da Ordem dos Clérigos Regulares - Teatinos, realizada em Roma, uma Moção que solicitava a colaboração econômica de todas as províncias Teatinas espalhadas pelo mundo para a construção do futuro prédio que sediaria o Seminário de Guarulhos-SP; esta moção foi aprovada nesse mesmo
No mesmo ano de 1991 pelas mãos do Pe. José Francisco Antunes, CR e por intermédio da Cúria Geral dos Teatinos na pessoa do Pe. Gabriel Dárida, CR ( que no mesmo ano de 1991 foi nomeado Prepósito Geral da Ordem) iniciou-se a construção do atual prédio
Em 30 de julho de 1992, com a presença do Pe. Eugênio Júlio Gomes, CR, delegado do Pe. Gabriel Dárida, CR (Prepósito Geral), Pe. Gorgonio Alves da Encarnação Neto, CR (Prepósito Provincial) e Pe. José Francisco Antunes, CR (Pároco da Paróquia São Geraldo, Formador do Seminário e Prepósito Local da Casa Religiosa de GuarulhosSP), foi abençoado e inaugurado oficialmente o novo prédio do Seminário, o qual foi dado o nome de São Caetano, fundador da Ordem dos Clérigos Regulares - Teatinos.
No ano de 1998 é inaugurada a Casa Religiosa de Contagem-MG, na qual a partir deste ano, os estudantes de Teologia passam a residir. Sendo assim, o Seminário São Caetano de Guarulhos fica destinado a acolher apenas os juniores de Filosofia.
Desde o ano de 2010 o Seminário São Caetano acolhe os estudantes que ainda não professaram os votos religiosos, ou seja, aqueles que após cursarem o ensino médio na cidade de Fartura - SP no Seminário São Pio X e concluírem o Propedêutico no mesmo seminário, passam a residir em Guarulhos-SP, o que não acontecia antes de 2010; afinal os concluintes do Ensino Médio passavam a residir na cidade de Taguaí - SP no Noviciado Divina Providencia e após este ano iam para o Seminário São Caetano, em Atualmente a rotina dos estudantes de Filosofia é fundamentada em quatro pilares essenciais para a vida de um Teatino; são eles: Estudo, Espiritualidade, Vida
Comunitária e Trabalhos Pastorais. Os estudantes de Filosofia regularmente visitam suas famílias e outras comunidades Teatinas nas quais realizam alguns trabalhos pastorais. Os mesmos cursam filosofia no Seminário Paolopolitano, o Centro Universitário Assunção - UNIFAI, em São Paulo-SP.
O Seminário São Caetano conta atualmente com a presença do Pe. José Francisco Antunes, CR (Formador do mesmo e Pároco da Paróquia São Geraldo), Pe. Misael Germano do Nascimento, CR, cinco seminaristas do terceiro ano de filosofia, dois seminaristas do segundo ano de filosofia e dois seminaristas do primeiro ano de filosofia e cinco seminaristas em Ano Pastoral.

Em 2013 completam-se vinte e quatro anos que Pe. José Francisco Antunes, CR está frente ao Seminário São Caetano e durante esse tempo muitos do que hoje são padres da Província Teatina Paulo VI do Brasil foram seus formandos.
Que São Caetano, seja exemplo de reforma e ajude-nos sempre a voltar às fontes e a reviver o carisma primeiro, o desejo de nossos fundadores, nunca nos esquecendo de buscar em primeiro lugar o Reino de Deus, confiando sempre na providencia divina.

São Caetano, rogai por nós!

Sem. Lucas A. Gobbo Custódio

(Fonte: Livro Tombo nº. I da Paróquia São Geraldo de Guarulhos-SP. Texto “Historia do Seminário São Caetano”

da Revista impressa “Providencia”. Revista “Voz teatina” ano XV nº 76)

Nenhum comentário:

Postar um comentário