quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

CARÊNCIA DE DEUS


 O ser humano foi criado com o desejo de Deus. O que é esse desejo? Não é nada mais a carência que possuímos dele. É a necessidade nata que temos. Esta carência não é de todo mal, ela é boa quando nos leva a Ele, porém um tanto nociva quando nos afasta Dele. E esta última situação costuma, infelizmente, ser mais frequente.
 Qual é a origem do sofrimento causado por este tipo de carência? 
 Quando o homem, que é carente (necessitado, desejoso) de Deus busca saciar essa carência não nele, mas na imagem Dele, isto é, busca saciar essa carência de Deus com as pessoas, que são meras imagens de Deus e não Deus, o resultado será óbvio: sente-se pior, mais carente e sedento, e, muitas vezes, desconhecendo de quê.
 É como uma pessoa que está desejosa de tomar leite e, ao invés disso, toma algo derivado dele, o que a deixará 'satisfeita' por um tempo, mas não plena. Enquanto, persistirmos buscar nos outros a própria realização que só se dá em Deus, continuaremos a ser infelizes, carentes e desiludidos. A plenitude de nossa existência só é possível em Deus.
 Portanto, conhecendo a origem do problema da carência, já sabemos onde curá-la. O vazio que pode existir em nós é o espaço natural que Deus deve ocupar, com o nosso consentimento. 

Pedro G. Moreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário