terça-feira, 28 de julho de 2015

Início de uma novena!


"Cristo espera, mas ninguém se move!" Esta é a célebre confissão de um homem que não se fechou a ação do Espírito Santo em sua vida, e a partir dela, ganhou inspiração suficiente para enfrentar a realidade desafiante de seu tempo.

Caetano de Thiene, proclamado santo por Clemente X em 1671, teve por inspiração divina a necessidade de uma reforma profunda na Igreja de Roma. Enquanto os dissidentes germânicos esbravejavam contra as corrupções do clero italiano, e viam que o futuro da mensagem de Cristo não estava sob as orientações dos papas, Caetano, assim como Lutero, vivencia e reconhece as mazelas daqueles que se diziam cristãos, mas, diferentemente do frei protestante, percebe que a reforma necessita surgir de dentro para fora. 

É então que ele compila a famosa frase que se tornou lema para muitos teatinos: “Renovai, renovando-se”. Este é um dos melhores conselhos práticos àqueles que anseiam por uma mudança pessoal e, também, da sociedade. Nenhuma renovação ocorre sem que os seus sujeitos sejam renovados. É por isso que os reformadores precisam ser pessoas reformadas, caso contrário, suas palavras serão incoerentes para com suas ações, e todo o seu projeto será refutado e ignorado. No entanto, e Deus deve ser agradecido por isso, Caetano não se encontra no meio desses homens. 

Sua proposta de Igreja foi tão acertada e fértil que a Ordem dos Clérigos Regulares possui quase 500 anos de história. E Caetano, que significa "homem de armas", utilizou de "armas" cristãs para ser instrumento de Deus face a sua realidade: a confiança na Divina Providencia, a Cruz-Desnuda, a Sagrada Escritura e, como forma de legitimar tudo isso, a caridade para com os pobres.

A confiança na providência de Deus-Pai foi a resposta contra a idolatria ao dinheiro e ao luxo presente no clero. O fato de abrir-se à providência revela a coragem em deixar que Deus o sustente e o conduza aonde quer que haja necessidade. A cruz não simboliza apenas as provações que podem advir quando se anda contra a corrente em nome do Reino, mas sim, a inspiração necessária de saber que Jesus ressuscitou, está presente no necessitado que clama por justiça e dignidade; também, e isso é consolador, que está ao lado daquele que se põe como instrumento dele. Para que o fervor por renovação não cesse, possui nas Sagradas Escrituras o alimento espiritual em ouvir a Palavra de Deus, deixando-a que se entranhe em cada coração para serem pessoas cristiformes. E na caridade, no auxilio aos necessitados, há o coroamento concreto de alguém que se permitiu seguir a Cristo, não permanecendo inerte face ao sofrimento alheio.

Nesta novena que se inicia veremos os ensinamentos que São Caetano pode nos dar com sua vida: fatos que o inspirou, experiências que vivenciou, temas que o nortearam... E o mais incrível: veremos a expressão na vida de alguém, o que dá mais credibilidade à sua obra!

Que ele, juntamente com a sua e nossa Mãe da Providência, intercedam por nós nesta caminha que se inicia! Amém /\


Franklin Cordeiro, seminarista teatino

Nenhum comentário:

Postar um comentário