sexta-feira, 31 de julho de 2015

4° dia - São Caetano: exemplo de reforma interior

Caetano de Thiene, proclamado santo por Clemente X em 1671, teve por inspiração divina a necessidade de uma reforma profunda na Igreja de Roma. Enquanto os dissidentes germânicos esbravejavam contra as corrupções do clero italiano, e viam que o futuro da mensagem de Cristo não estava sob as orientações dos papas, Caetano, assim como Lutero, vivencia e reconhece as mazelas daqueles que se diziam cristãos, mas, diferentemente do frei protestante, percebe que a reforma necessita surgir de dentro para fora.

É então que ele compila a famosa frase que se tornou lema para muitos teatinos: “Renovai, renovando-se”. Este é um dos melhores conselhos práticos àqueles que anseiam por uma mudança pessoal e, também, da sociedade. Nenhuma renovação ocorre sem que os seus sujeitos sejam renovados. É por isso que os reformadores precisam ser pessoas reformadas, caso contrário, suas palavras serão incoerentes para com suas ações, e todo o seu projeto será refutado e ignorado. No entanto, e Deus deve ser agradecido por isso, Caetano não se encontra no meio desses homens.

Sua proposta de Igreja foi tão acertada e fértil que a Ordem dos Clérigos Regulares possui quase 500 anos de história. E Caetano, que significa "homem de armas", utilizou de "armas" cristãs para ser instrumento de Deus face a sua realidade: a confiança na Divina Providencia, a Cruz-Desnuda, a Sagrada Escritura e, como forma de legitimar tudo isso, a Caridade para com os pobres. E hoje, podemos utilizar dessas mesmas "armas" para nos renovar.

A confiança na providência de Deus-Pai foi a resposta contra a idolatria ao dinheiro e ao luxo presente no clero. Para nós no século XXI, o fato de abrir-se à providência pode ser considerado loucura, mas revela a coragem em deixar que Deus nos sustente e nos dê a oportunidade de rever nossos pensamentos e procurar acertá-los. A cruz não simboliza apenas as provações que podem advir quando se anda contra a corrente em nome do Reino, mas sim, a inspiração necessária de saber que Jesus ressuscitou, está presente no necessitado que clama por justiça e dignidade; e, o que é consolador, que está ao lado daquele que se abriu a ação de Deus. Para que o fervor por renovação não cesse, possui nas Sagradas Escrituras o alimento espiritual em ouvir a Palavra de Deus, deixando-a que se entranhe em cada coração. E na caridade, no auxilio aos necessitados, há o coroamento concreto de alguém que se permitiu seguir a Cristo, sendo as mãos àqueles que não conseguem se apoiar.

Roguemos a são Caetano, pedindo sua oração para que possamos nos renovar interiormente e sermos sinais de Deus àqueles que necessitam! Amém /\

Franklin Cordeiro, seminarista teatino


Nenhum comentário:

Postar um comentário