terça-feira, 6 de maio de 2014

FICA CONOSCO SENHOR

Alguns discípulos de Cristo estavam indo para Emaús, quando encontraram Jesus pelo caminho, mas não o reconheceram. Por que será que isso aconteceu? Por que não reconheceram seu mestre? Porque eles, devido aos acontecimentos que vinham comentando, estavam tristes, abatidos e sem esperanças.  Eles ficaram com os olhos fixados no sepulcro do Senhor, isto é, ficaram presos ao sentimento de dor e sofrimento que há pouco experimentaram. Acabaram por se esquecer das promessas do Senhor. Perderam as esperanças naquilo que acreditavam.
               Era um momento de incertezas para todos. Aquele quem eles acreditavam que iria libertar o povo, agora estava morto. Muitas vezes, nossa vida é exatamente assim, sentimos que a dor e a tristeza invadem nosso ser e que já não há saída para os problemas. Isso acontece quando nos apegamos a acontecimentos ruins da nossa vida, momentos dolorosos do passado ou do presente. Nós ficamos com os nossos olhos fixos nos “sepulcros” de nossa existência e nos esquecemos de olhar pra frente.
              Com isso, nossa confiança em Deus fica abalada. Porém, igualmente com os discípulos, Jesus intervém nessa nossa caminhada de dor e sofrimento. Mas, por estarmos cheios de sentimentos ruins, mágoas, ficamos como que “cegos” e incapazes de reconhecer a Cristo que caminha conosco e nos fala das promessas do Pai.  Por isso, viver uma vida de oração de vigilância é o menor dos esforços para que quando Jesus passar estejamos preparados para reconhecê-lo e aceitá-lo.
              Na alegria desse tempo que vivemos, devemos sempre estar em oração e comunhão com os irmãos, assim reconheceremos a Jesus “ao partir do pão”. Que possamos ter a ousadia de como os discípulos pedir: “Fica conosco, Senhor, é tarde e a noite já vem.” (Lc 24, 29)


Pedro G. Moreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário