domingo, 2 de agosto de 2015

6° dia - São Caetano: lutando pelo Reino de Deus


"Buscai em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua Justiça, e tudo isso vos será dado em acréscimo” - Evangelho segundo Mateus 6,33.

Este é o lema dos Teatinos! Nesta passagem nos é dado a maior utopia de todas, que é buscar o Reino de Deus e a sua justiça. Muito se pensa que utopia seja algo imaginário, enganador e inocente. Mas ao contrário, utopia é o reconhecimento de uma realidade que deve servir meta para alcançarmos. Em uma analogia: é perceber as estrelas, e mesmo não a tocando, deixar que elas nos iluminem e nos seja um lembrete de que existem. E pegando um viés cristão, o Reino de Deus é a maior utopia de todas, quando a justiça, comunhão e harmonia imperar entre os homens com Deus.

Muito se pensa que será apenas algo que está por vir, em um futuro distante que acabaremos por não viver, mas este é um pensamento errôneo. O Reino de Deus inicia-se com a sua busca. Quando saímos do estado de inércia e nos colocamos a caminho nos ensinamentos de Jesus, já pré-visualizamos o Reino. Quando reconhecemos Cristo como o sacramento de Deus, sendo o sinal perfeito do amor dele para com sua maior criação; e, por nossa própria vontade, buscamos seguir os ensinamentos deixados por Ele, reconhecendo a presença deste naquele que sofre e necessita de um irmão que o ajude, já estamos pré-visualizando o Reino de Deus. Ou seja, o Reino inicia-se quando assumimos Cristo e o vivemos aos outros.

Até que o Reino impere em nosso meio será por demais de necessário assumir o mistério do auxílio divino, e deixar que ele conduza nossos passos. Isto não será algo inconsciente, como autômatos marchando vendados. Não. Isto será como seres humanos que reconhecem essa utopia almejada, e depositam sua esperança e mãos à Providencia para alcança-la. É sermos agentes do Reino como seres imperfeitos, mas que busca a perfeição por Deus e através dele.

E Caetano agiu dessa forma. Toda vez que ele viu no pobre o Cristo que necessitava de ajuda, ele pôs um tijolo na construção do Reino. Toda vez que ele renunciava aos luxos comuns do clero de sua época, e doava-se à Providencia, ele pôs um tijolo a construção do Reino. Toda que ele impedia que um ser humano morresse de forma desolada, ele construía o Reino de Deus, nossa maior utopia... E agora nós, estamos a cada passo nos permitindo construir o Reino? Estamos seguindo o caminho de Cristo, vivenciando seus ensinamentos e não temendo a Cruz, mas assumindo-a como inspiração contra os obstáculos? Estas são reflexões a todos nós, sendo necessária a resposta sincera conosco mesmos para sermos pessoas cristiformes e alcançarmos a paz em Cristo.

Que a ação da Providência auxilie-nos na edificação do Reino de Deus, não nos permitindo velar esta utopia, mas tê-la como estrela que orienta nossos passos. Amém /\


Franklin Cordeiro, seminarista teatino

Nenhum comentário:

Postar um comentário