terça-feira, 27 de agosto de 2013

Espiritualidade Teatina - Santo André Avelino - Parte 1

Posso afirmar uma grande compenetração de espírito e de ideais entre a espiritualidade de Avelino com a da Ordem Teatina. Tanto se parecem que pode-se considera-lo como discípulo e o mais ilustre maestro da espiritualidade que promoveu São Caetano. Aconselhava sempre aos seus formando a imitarem ao Fundador e aos primeiros teatinos, desejando assim manter vivo a genuidade do espírito da Ordem, inspirando-se diretamente nos exemplos concretos daqueles primeiros homens. Sempre buscou nutrir em sua própria alma os sólidos princípios de vida espiritual que encontrava no seio da Ordem. Por exemplo, somente sua própria direção espiritual àqueles que um dia ele mesmo havia guiado pelos caminhos do Espírito.Em sua ascese é evidente não apenas a fisionomia teatina do combate espiritual, como também uma espécie de elo de paz interior e de uma imperturbável tranquilidade de espírito, que forma a característica do otimismo espiritual. Esta paz e tranquilidade, este entusiasmo otimismo sobrenatural se fundamenta sobre uma confiança filial na Providencia Divina, a qual, vivida em espírito de abandono, eleva a vida espiritual um alto grau de íntima união com Deus. Santo André Avelino seguiu os passos de São Caetano de Thiene e assumiu como própria esta espiritualidade providencial.
Segundo pensava Avelino, a espiritualidade teatina é prevalentemente apostólica. Uma vez formado e estabelecido solidamente na vida interior, deve estar disposto a abraçar a qualquer forma de apostolado que lhe indique a obediência ou a caridade. Sempre insistia, entre os religiosos, no amor e afeto pela família religiosa evitando qualquer sentimento de soberbia, também na necessidade de passar pela porta estreita que conduz à salvação (Lc 13,24/ Mt 7,13/ Filp 3,12/1Tim 6,12)
Avelino contribui de modo decisivo a reforçar a direção primitiva do espírito da família religiosa, que se move principalmente em um estilo quase metódico e uniformemente ascético e ativo, e que ainda sem deixar os princípios unificadores da vida espiritual, insiste mais bem no esforço por combater os defeitos e a conseguir as virtudes. Este aspecto, devido a sua rigorosidade, não impede a possibilidade para a contemplação muito menos para a via mística, ao contrario, tende a preparar e a predispor a alma para os graus mais altos da vida interior. Nas figuras de André Avelino e de Caetano de Thiene me vejo unido e harmonizado os aspectos ascético-místico e apostólico da vida espiritual.

O principal aspecto da espiritualidade de André Avelino está no seu ardente amor a Cristo. Seu grande ideal é imitar a Jesus o mais perfeitamente possível, seguir-lhe pelos mesmos caminhos e renunciar a tudo para poder unir se melhor a Ele.
Buscar a Cristo e seguir-lhe. Este era o programa de vida e que sempre propôs ao seus filhos espirituais.

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