sábado, 10 de agosto de 2013

Mensagem do Santo Padre o Papa Francisco para a festa de São Caetano


MENSAGEM COMPLETA 


Boa tarde!

Como todos os anos, depois de percorrer a fila (dos fiéis), falo com vocês. Desta vez, percorri a fila com o coração. Estou um pouquinho longe e não posso compartilhar com vocês deste momento tão lindo. Deste momento em que vocês estão caminhando para a imagem de São Caetano. Para quê? Para se encontrar com ele, para se encontrar com Jesus. Contudo, hoje, o lema desta peregrinação, lema escolhido por vocês, selecionado entre tantas outras possibilidades, hoje o lema fala de outro encontro, e diz: “Com Jesus e São Caetano, caminhemos ao encontro dos mais necessitados”. Fala sobre o encontro com as pessoas que mais necessitam, com aquelas que necessitam que ofereçamos uma mão, que as olhemos com carinho, que compartilhemos suas dores ou suas ansiedades, seus problemas. Porém, o importante não é olhá-las de longe, ou ajudá-las de longe. Não, não! É ir ao encontro. Isto é o cristão! Isso o que Jesus nos ensina: ir ao encontro das pessoas mais necessitadas. Assim como Jesus, que sempre ia ao encontro das pessoas. Ele ia encontrá-las. Sair ao encontro das pessoas mais necessitadas.

Às vezes, eu pergunto para alguém:
- “Você dá esmola?”
Diz-me: “Sim, padre”.
- “E quando você dá esmolas, você olha nos olhos das pessoas para quem oferece as esmolas?”
- “Ah, não sei, não me dei conta”.
- “Então não se encontrou com esta pessoa. Jogou a esmola e partiu. Quando você oferece esmola, toca na mão da pessoa ou joga-lhe a moeda?”
- “Não, jogo-lhe a moeda”.
“E não a tocou. Se não a tocou, você não se encontrou com ela”.

O que Jesus nos ensina é primeiro a nos encontrarmos, e no encontro, ajudar. Precisamos saber nos encontrarmos. Precisamos edificar, criar, construir uma cultura do encontro. Tantos desencontros, brigas na família, sempre! Brigas no bairro, brigas no trabalho, brigas por todos os lados. E os desencontros não ajudam. A cultura do encontro. Sair ao encontro. E o lema diz para nos encontrarmos com os mais necessitados, ou seja, com aqueles que necessitam mais do que eu. Com aqueles que estão passando por um mau momento, pior do que aquele que eu estou passando. Sempre há alguém que está pior! Sempre! Sempre há alguém. Então, eu penso, estou passando por um mau momento, venho à fila para me encontrar com São Caetano e com Jesus e, em seguida, saio para me encontrar com os outros, porque sempre existe alguém numa situação pior. Assim, são com estes que devemos nos encontrar.

Obrigado por me escutarem, obrigado por estarem aqui hoje, obrigado por tudo o que carregam no coração. Jesus os quer muito! São Caetano os quer muito! Pede a vocês somente uma coisa: “Que se encontrem! Que vão, procurem e se encontrem com aqueles que mais necessitam! Mas, sozinhos não. Com Jesus, com São Caetano! Convencerei o outro a se tornar católico? Não, não, não! Você irá encontrá-lo, é seu irmão! Isto basta! E irá ajudá-lo, Jesus faz o restante, o Espírito Santo faz. Lembre-se bem: Com São Caetano, nós, os necessitados, vamos ao encontro dos mais necessitados. Com Jesus, nós, os necessitados, aqueles que mais necessitam, vamos ao encontro dos que mais necessitam. E tomara que Jesus vá marcando o seu caminho, para que se encontre com quem necessita mais.

Quando você se encontrar com aquele que mais necessita, seu coração começará a se agigantar, agigantar, agigantar! Porque o encontro multiplica a capacidade do amor. O encontro com o outro, agiganta o coração. Anime-se! “Sozinho, não sei como fazer”. Não, não, não! Com Jesus e com São Caetano!

Que Deus o abençoe e que você termine bem o dia de São Caetano. E, por favor, não se esqueça de rezar por mim. Obrigado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário