sábado, 2 de novembro de 2013

Finados - Celebração da Esperança

Hoje dia em que todos os cristãos, celebram a memória dos fiéis defuntos, um dia de oração e meditação sobre o dom da vida, vida essa que não termina com a morte, mas recomeça com o tempo que podemos chamar de Esperança, tando pra quem fica ainda na luta do dia a dia, tanto pra quem faz sua passagem pela experiencia da morte, que para nós foi vencida pelo Cristo na cruz. Jesus Cristo deu-nos vida por sua morte, celebrar os defuntos é olhar para a morte e nutrir em nosso coração o desejo e sentimento de ESPERANÇA. 
Muitas pregações e textos vão surgir neste dia dizendo Saudade sim, tristeza não. Mas convido a aprofundar ainda mais nesta reflexão. Claro que como cristão não podemos viver uma eterna tristeza pela partida dos nossos familiares e amigos, mas acredito que também desenvolver um saudosismo diante da morte não gera crescimento espiritual e nem demonstra maturidade de fé. 
Sem dúvida expressar sentimento de saudade é algo que não existe explicação, saudade no geral é positivo, é gostoso sentir porém sempre queremos "matar" a saudade que nos incomoda e diante da realidade da morte, permitir que essa saudade cresça sem saber o dia em que ela sessara é algo perigoso de se controlar. 
Portanto nós cristãos, feridos pela morte dos nossos, devemos desde o primeiro instante professar a nossa fé no Cristo Ressuscitado, vencedor da morte, autor da vida eterna que nos abraça na morte e comunica a Salvação já conquistada na cruz e nós a assumimos no batismo. A celebração de Finados é o momento em que devemos olhar para a chama do Círio Pascal e renovar a nossa fé, dizendo Esperança Sim, Tristeza Não. A Esperança gera em nós frutos de bondade, santidade, felicidade, faz com que olhemos para nossa vida e a valorizemos ao máximo sabendo que temos uma missão a cumprir e que temos a esperança que um dia na eterna glória nos encontraremos todos diante do Deus vivo e verdadeiro, doador da vida, onde iremos louvar e adorar para todo o sempre. 
Que neste dia de finados possamos lembrar dos nossos irmãos que nos comunicaram a fé, que testemunharam o amor de Cristo e que souberam seguir a luz da Ressurreição, mostrando a nós que devemos cumprir a nossa missão movidos pela Esperança de um dia estar todos no Reino que Cristo nos preparou para vivenciarmos as alegrias eternas. 
Sejamos esperançosos a nos reencontrar com nossos familiares amigos que já se encontram na gloria celeste. 
Aos nossos irmãos e irmãs falecidos, que eles descasem eternamente sob a luz perpétua que os ilumina. Amém. 

Sem. Blener Domingues

Nenhum comentário:

Postar um comentário