quarta-feira, 30 de setembro de 2015

São Jerônimo: um incentivador a acolher Jesus Menino

Comemora-se hoje a memória litúrgica de são Jerônimo , dia 30 de setembro. São Jerônimo foi um grande homem dentro da história da Igreja. Seu conhecimento aprofundado nas Sagradas Escrituras rendeu-lhe posteriormente o título de doutor da Igreja, onde à ela, também, foi o responsável pela tradução da Bíblia de suas línguas originárias (hebraico, aramaico e grego) ao latim. Considerado como o patrono dos estudos bíblicos, ele teve influencia na vida de nosso fundador, São Caetano.

A influência de são Jerônimo a são Caetano começa a ocorrer a assim que Caetano torna-se membro do Oratório do Divino Amor, movimento dos leigos de seu tempo que tinha como característica a leitura orante da Palavra de Deus e ações de caridade silenciosas, sem alardes ou busca por reconhecimento vão. E como o cerne do Oratório era as Sagradas Escrituras, nada melhor ter como patrono do que  o homem responsável por torná-las mais acessíveis às pessoas que não tinham contato ou conhecimento com suas línguas originárias. Assim, são Jerônimo começa a fazer parte dos santos de devoção de Caetano, onde gradativamente, vai lhe ajudando em seu seguimento cristão.

Anos se passam e a consciência por reforma da Igreja começa a inquietar nosso santo fundador. O tempo passado junto ao clero romano como secretário do papa Júlio II, e também o ser membro do Oratório do Divino Amor junto ao povo, são a Caetano o suscitar à vida sacerdotal e também a purificação e fortalecimento deste. Purificação e fortalecimento pois em contato com o clero ele se viu responsável por fazer alguma ação que ajuda-se na reforma da Igreja de Cristo, que na época sofria com a corrupção ética e moral; e em contato com o povo, ele viu a necessidade de uma Igreja caridosa que fosse meio de salvação aos seus filhos.

É assim que, em 30 de setembro de 1516, Caetano de Thienne é ordenado padre na Basílica de Santa Maria Maior, onde estão depositados os restos mortais de São Jerônimo. Nesta mesma basílica, onde celebrara sua primeira missa na festa da Epifânia de 1517, na noite de Natal do ano seguinte, um fato extraordinário ocorre a Caetano. Conta-nos a Tradição que após a celebração do sacrifício eucarístico, em profunda meditação sobre o mistério vivenciado no dia, Maria aparece a Caetano e oferece-lhe o Menino Jesus. Caetano aturdido e confuso não o recebe prontamente, mas necessita que uma pessoa o incentive: São Jeronimo.

Interessante notar que é o patrono dos estudos bíblicos o grande incentivador a Caetano a acolher Jesus Menino em seu peito. Quando se acolhe um bebê no regaço faz-se isso com todo o cuidado, velando contra quaisquer perigos que possa acontecer a ele. É interessante também notar que em toda a bíblia as crianças (bebês) sejam sinal de dependência aos homens, seja sinal de fraqueza e necessidade a acompanhamento e ajuda. Conta-se que após essa experiência, a inspiração por reforma do Corpo Místico de Cristo foi tomando corpo em Caetano, e o seu serviço aos necessitados ganhou uma nova força e significação: a cada homem ajudado por Caetano, era o próprio Jesus que ele acolhia em seu peito.

Nesta data de hoje, não devemos apenas comemorar a memória de são Jerônimo ou os 499 anos de ordenação presbiteral de são Caetano, mas também perceber e acolher em nós, que as Escrituras são meios de conhecermos a Deus, e isto nos leva a acolhê-lo na figura  do dependente e frágil.

A experiência só se torna realmente extraordinária quando concretamente é vivida em auxílio aos irmãos.

Franklin Cordeiro,
seminarista teatino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário