sábado, 23 de maio de 2015

PENTECOSTES: O sopro da nova Criação!

Neste domingo, vamos como Igreja celebrar a festa da Solenidade de Pentecostes, festa de origem também judaica assim como a Páscoa que os judeus recordava a saída do Egito, essa festa faz memória de quando Moisés no monte Sinai recebe a Lei, tida como o maior presente de Deus ao povo.
Agora diante da Revelação do Cristo, essas festas ganham um novo sentido, mas não muda a sua essência. A festa de Pentecostes também sem dúvida alguma o momento onde a comunidade ganha "o maior presente de Deus aos discípulos". O Espírito Santo. E esse presente é dado de uma maneira bem forte e cheia de significado.
Se o Cristo é o novo Adão, que nos deu a vida nova, Jesus ao soprar sobre os apóstolos, dá origem a nova criação, assim como no livro do Gêneses (2,7), temos no relato da criação Deus que sopra nas narinas do homem dando a eles o dom da vida, esse mesmo sopro agora é dado ao homem novo, renovado pela Ressurreição de Jesus dando inicio a Vida Nova.
E esse sopro é o Espírito Santo, é a fortaleza que afugenta o medo e dá coragem para que assumamos a mesma missão dada a Jesus pelo Pai. Pois ao soprar sobre eles Jesus transmite a sua missão "Como Pai me enviou, eu também envio vocês". E quem vai garantir a missão da comunidade será o Espírito Santo.
De agora em diante, batizados no Espírito Santo como Jesus, os cristão têm o encargo de continuar o projeto do Pai. Que a luz desta festa venha iluminar nossos corações, Pentecostes vem coroar todo o tempo Pascal, todos nascemos e renascemos neste tempo E somos todos reunidos pelo Espirito Santo, formando assim a comunidade dos renascidos homens e mulheres renovados comprometidos em levar o projeto de Deus a todos e é nesta união de todos é que se forma o corpo de Cristo, o templo do Espírito Santo.


Ir. Blener Domingues, C.R.

Nenhum comentário:

Postar um comentário