sábado, 30 de maio de 2015

Solenidade da Santíssima Trindade


Hoje na festa litúrgica da Solenidade da Santíssima Trindade. a Igreja conclama a todos os fiéis a serem dóceis a ação de Deus. O nosso Deus verdadeiro é Javé, o Deus libertador que traz vida para seus filhos. Não podemos fechar nossos corações para ação libertadora da Trindade, temos que diante desta verdade revelada por Jesus, tirar de nossas vidas todos os ídolos e deuses impostos pela sociedade que tem por intenção escravizar-nos. Ouvimos no evangelho deste domingo (Mt 28, 16-20) que os discípulos foram até a Galiléia de acordo como Senhor os havia indicado, e isso nos mostra que é necessário para romper com toda exploração, voltar para onde tudo começou, foi na Galiléia que Jesus começou sua caminhada, lá diante de um povo explorado e marginalizado Ele lançou as sementes da Boa Notícia da libertação e da vida do Reino, esse é o lugar do testemunho e ação da comunidade cristã. Quem é discípulo de Jesus deve dar um verdadeiro e autêntico testemunho dos ensinamentos do Senhor. 
Jesus também passa aos seus discípulos o poder que os faz participantes da missão da Pai de fazer com que todos os povos  se tornem filhos de Deus. Os meios para que isso seja realizado são dois, primeiro o Batismo em nome da Trindade e o segundo é a Catequese que visa à observância de tudo o que Jesus ensinou. Nós como comunidade cristã temos que assumir essa missão fazendo com que todos possam fazer parte da "Família de Deus". 
Outro fato marcante é o de que nós não estamos caminhando sozinhos e sim estamos sempre com Ele, Jesus caminha conosco. No inicio do Evangelho de Mateus vimos que ele inicia afirmando que Jesus é o Emanuel e o conclui mostrando-o continuamente vivo e presente na vida da comunidade. Jesus não se afasta do mundo, ele permanece conosco nos dando força na caminhada. 
Portanto essa festa nos ensina que nosso Deus é Uno e Trino, que nos salva e liberta para que também nós possamos ser um com Ele, fazendo parte como uma verdadeira comunidade, uma Família gerada no Amor, união única capaz de gerar vida plena.

Demos Glória ao PAI, ao FILHO e ao ESPÍRITO SANTO!  

Ir. Blener Domingues, C.R.

Nenhum comentário:

Postar um comentário