quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Reflexão sobre a Santa Cruz - Texto 1

"IN HOC SIGNO VICENS"


"Desse modo, Ele queria fazer em si mesmo dos dois povos uma unica humanidade nova pelo restabelecimento da paz, e reconcilia-los ambos com Deus, reunidos num só corpo pela virtude da cruz, aniquilando nela toda a inimizade." (Ef 2,15b-16)

Celebrar a Santa Cruz é celebrar a reconciliação de toda a humanidade, agora constituída como um único povo, em Deus. Pela Paixão e morte de Nosso Senhor Jesus Cristo neste bendito madeiro abre-se para todo aquele que crê um novo céu e uma nova terra, não mais baseadas em preceitos e rituais, mas uma liberdade espiritual de filhos, os quais podem agir tal como.
A Cruz que outrora fora instrumento de maldição e ignominia, passa agora a ser sinal de um povo escolhido, égide de militantes que não mais erguem espadas e empunham escudos, mas de uma "raça escolhida, um sacerdócio régio, uma nação santa, um povo adquirido para Deus, a fim de que publiquemos as virtudes D´Aquele que das trevas nos chamou à sua luz maravilhosa (1Pd 2,9).
Num mundo que cada vez mais renega a Cruz Salvadora, devemos nos erguer para exaltar o troféu da grande batalha que houve, da qual saiu vitoriosa e resplandecente a Vida que pedente do madeiro estendeu seus ramos a toda a terra, atraindo a si todos os homens. Que possamos trazer este bendito sinal sobre nosso peito como simbolo de fé, como proteção contra as forças do mal, mas antes de tudo como lembrete de que nossa vida é uma continua batalha de onde a vitoria nos é assegurada pelo Deus-homem Jesus Cristo, senhor nosso.

Por Sem. João Amaro


Nenhum comentário:

Postar um comentário