segunda-feira, 7 de outubro de 2013

5º dia da Novena em honra de Nossa Senhora Aparecida. Maria: Discípula do Evangelho.

Na nossa reflexão de hoje continuaremos a falar desta jovem que foi chamada pelo anjo Gabriel e agraciada, por ter sido escolhida para ser mãe de Jesus.Demonstrou ser uma mãe cuidadosa,  já que com  muito  esforço  fez  uma  viagem  até  o  Egito  para  proteger o menino Jesus. Era  uma mulher  de  caráter  piedoso, já  que  anualmente,  como  era  de 
costume,  ia  ao  templo  e  quando  Jesus  completou  doze  anos  de  idade  foi  interrogado pelos doutores do templo, que ficaram maravilhados com Jesus. Acompanhando assim o seu  filho durante a sua missão aqui na terra. Ela  foi a sua verdadeira discípula, pois 
foi a primeira a ser chamada, e não se comprometeu somente com a sua doutrina, mas também com  a  sua  pessoa.  Ninguém  melhor  do  que  ela  realizou  este  compromisso com a pessoa de Jesus. Não só porque ela é mãe, mas pela sua obediência a Palavra do Senhor. Sua  fé   a levou  a abrir  seu  coração  no mistério  da  redenção.Cheia  do Espírito 
Santo e  repleta da Graça de Deus Maria acolhe o Messias e coloca-se à disposição de sua obra. Podemos relembrar a passagem onde Maria foi visitar a sua prima Izabel. Este episódio nos mostra o que acontece quando um verdadeiro discípulo se torna também missionário.
No  começo  da  vida   de  peregrinação  de  Jesus  é  sempre  Maria  quem  colabora  para que seus  discípulos  acreditem  nele.  Como  exemplos  podem  citar  a  festa  de  Caná  na Galileia, onde o vinho está acabando e nos noivos entram em desespero. Maria se  faz 
embaixadora interferindo. Esta atitude também é própria do discípulo. Não só levando Jesus aos homens mas também as misérias e indigências  da  humanidade. “  fazei tudo o que o mestre mandar. E o milagre acontece. A indigência humana é suprida e a fé da primeira discípula é confirmada.Ela acompanha o Filho em todos os momentos, mesmo que lhe custe dor e sofrimento. 
Maria é capaz  de  perder tudo  para manter-se  unida a  Jesus. Maria, com  sua  vida,  sua obediência  e  sua  proximidade  junto  a  seu  Filho,  é  a  perfeita  discípula  e  modelo  de seguimento  para todos  nós.  Como  exemplo  da  humildade  de Maria  podemos mostrar que também somos chamados  há sermos discípulos de Jesus e levar a boa noticia em palavras e gestos a quem mais precisa de um carinho.
Nesse mês que celebramos a aparição da imagem de Nossa Senhora no rio, possamos contemplar e sentir cada vez mais a  força do Senhor que nos move, para a construção do Reino  de  Deus  aqui  na terra,  que  em todos  os momentos  de  nossas  vidas,  seja  de felicidade ou de tristeza possamos voltar os nossos olhos a imagem de nossa senhora e tomarmos seu exemplo para estender uma mão de carinho aos pequenos e fracos, como o Nosso Senhor Jesus Cristo nos pede no evangelho.

Sem. Diogo Henrique 

Nenhum comentário:

Postar um comentário