domingo, 16 de março de 2014

DÉCIMA ESTAÇÃO

Jesus é despojado de suas vestes

Nós vos adoramos Senhor Jesus Cristo e vos bendizemos;
Porque pela vossa Santa Cruz, remistes o mundo!
Nesta meditação sobre as dores de Jesus até o Calvário contemplamos e quase vislumbramos o que os quatro Evangelhos nos apontam: “Os soldados repartiram entre si as vestes de Jesus” depois de O terem despido (cf. Mt 27,35; Mc 15,24; Lc 23,34b e Jo 19,23)
Assim como despiram Jesus e lançaram sorte sobre a sua túnica, ainda hoje, muitos tiram a sorte sobre a vida, o corpo, os órgãos, a dignidade e a liberdade de nossos irmãos e irmãs. Ainda hoje Cristo sofre nos corpos e na dignidade de filhos e filhas de Deus que foram enganados e forçados as mais diversas e atrozes atitudes para permanecerem vivos. E nós, como reagimos diante desta situação que nos lança a cara uma realidade que não pode permanecer impune! Se nos dizemos cristãos, devemos ter atitudes que o próprio Cristo teria, devemos nos perguntar a cada instante se Ele se calaria diante de uma injustiça, diante de uma situação de miséria e de rebaixamento  daqueles que são o objeto do amor do Pai. Ó Jesus, abri os nossos olhos para que possamos ir ao encontro do nosso próximo e tampar a sua nudez, seja ela qual for e que jamais nos calemos diante daquelas situações em por um lucro ou um prazer, tiram a sorte sobre o vosso corpo chagado e maltratado naqueles que gritam por ajuda. Amém!

João Amaro

Nenhum comentário:

Postar um comentário